sexta-feira, 27 de março de 2009

Lago Titicaca


Situado entre a Bolivia e o Peru, está o incrivelmente bonito Lago Titicaca.


O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km², é o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Situando-se a 3821 m acima do nível do mar, é o mais alto lago comercialmente navegável do mundo.


Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m.


Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.


O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.


sábado, 21 de março de 2009

Bolivia - Carretera de la Muerte

Tal como tinha prometido, aqui vão algumas daquela que foi durante muitos anos considerada a estrada mais perigosa do mundo! Situa-se a menos de 10km de La Paz, e hoje em dia já foi construida uma estrada alternativa para os grandes camiões que costumavam passar aqui...

Desci durante um dia inteiro esta estrada, ao longo de mais de 50 km de descida, numa paisagem de fazer "parar a respiração"! Enjoy!



domingo, 15 de março de 2009

Bolivia - La Paz

Bem no centro da Bolivia, e uma das capitais mais características do mundo, situa-se a cidade de La Paz. Fundada a 20 de Outubro de 1548, e com mais de 875.000 habitantes, La Paz situa-se a 3640m de altitude entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas pertencentes à Cordilheira dos Andes.


Conhecida por ser uma cidade cheia de vida, La Paz pode-se dizer que é uma "cidade mercado", onde tudo se pode comprar ou vender em tendas de rua, com zonas próprias da cidade para cada tipo de produtos. (Ex: zona das frutas, zona dos tecidos, etc...)

Uma cidade que mistura bastantes realidades e onde alguns prédios modernos no centro da cidade, destoam com a realidade terceir-mundista que a maior parte dos bairros de La Paz e todo o resto da Bolivia têm.

Uma cidade sem dúvida muito interessante e particular, que não se pode deixar de visitar pelo menos uma vez na vida, e que tem bastantes pontos de interesse: Praça de Armas; Igreja de S. Francisco; Valle de la Luna; Sitio Arqueologico de Tiwanaku, etc etc etc...


A menos de 2km de La Paz, fica aquela que foi durante mais de 100 anos, considerada a estrada mais PERIGOSA do mundo, a qual desci de bicicleta durante um dia...

Brevemente, La Carretera de la Muerte...


terça-feira, 10 de março de 2009

Bolivia - Salar do Uyuni

Este incrível salar de 52 km quadrados, que outrora foi um lago gigante, é hoje em dia, a mais de 3000m de altitude, uma das maiores atracções turísticas da América do Sul...

Particularmente interessante no ínicio da epoca das chuvas, onde a agua que se acumula no chão branco reflete a cor do céu, e dá a impressão de um mundo a 4 dimensões. As fotografias turísticas em que não existe uma noção de distância (pois é tudo branco), são famosas e todos os anos milhões de turistas visitam o salar e a sua ilha principal repleta de cactos.

Este salar é também uma das principais fontes de receitas bolivianas, sendo exportadas por ano centenas de toneladas de sal...



Estive no Salar do Uyuni em meados de Dezembro de 2008, no final de uma jornada de 5 dias a andar de jeep com um motrista e cozinheira, pelo deserto do atacama no lado argentino. Na noite que precedeu a visita ao salar, dormi numa hospedagem à entrada do salar todo feito de sal!