quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bolivia - Potosí

Situada bem no coração da Bolivia está a cidade de Potosí, conhecida pelo seu "Cerro Rico" (montanha rica), da qual há mais de 400 anos são estraidos metais preciosos, principalmente a prata.Foi fundada em 1546 e com 3.967 metros de altitude é uma das cidades mais altas do mundo.

Em 1611 já era a maior produtora de prata do mundo e tinha à volta de 150.000 habitantes. Durante o século XVII tornou-se a cidade mais rica do mundo, devido a exploração de prata enviada à Espanha. No entanto, em 1825 a maior parte da prata já se tinha esgotado, e a sua população decresceu drasticamente até aos 8.000 habitantes.
Dizem os potosinos que seria possível construir uma ponte com toda prata explorada, de Potosí a Madrid e outra de ossos e restos humanos de regresso de Madrid a Potosí... (dá que pensar)

Visitei Potosí em meados de Dezembro 2008, e foi uma experiência indescritivel ver a pobreza de um povo de depende exclusivamente da exploração de prata (que hoje em dia está muito barata). Visitei as minas, levando alcool etilico e folhas de coca para oferecer aos mineiros, mas o que mais gostei foi de ver rebentar dinamite!


Sem comentários:

Enviar um comentário